Orientação aos autores

A revista eletrônica multidisciplinar Novos@beres se constitui em uma publicação da Faculdade de Itanhaém, cuja característica principal é a multidisciplinaridade, posto que, contempla publicações de diversas áreas do conhecimento, tendo como eixos motivadores, os cursos oferecidos pela IES, ou seja, o Curso de Bacharelado em Administração de Empresa, o Curso Tecnológico em Logístico e o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Nesse sentido, investe na colaboração e participação dos docentes e discentes da Faculdade, assim como, de pesquisadores e demais profissionais das comunidades acadêmica e científica em geral.

Serão aceitos textos científicos e acadêmicos inéditos de diversas temáticas, em formato de artigo. Artigos, contendo, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) laudas. Os artigos deverão ser enviados à Comissão Editorial da revista através do e-mail revistanovosaberes@unidez.edu.br, seguindo as regras listas abaixo.

Os textos enviados serão avaliados por dois membros do Corpo Editorial da Revista Saberes, sendo que, para aprovação, os textos acadêmicos deverão apresentar formato científico, originalidade, espírito acadêmico, e, conter as seguintes formatações:

 título do texto escrito em Fonte Times New Roman, tamanho 12 e centralizado;

 

Com vistas à publicação, os trabalhos enviados serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial da Revista, que poderá a seu critério, fazer uso de Consultores ad hoc. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: aceite, indicação de reformulação, e, recusa.

Cabe ressaltar que, os direitos autorais dos artigos publicados passam a pertencer à Revista SABERES, não cabendo remuneração aos autores em virtude publicação.

Os conceitos e ideias contidos nos artigos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

Serão aceitos artigos de, no máximo três autores.

Os artigos submetidos a apreciação até a data limite de 15 de abril de cada ano serão, se aceitos, serão publicados na segunda quinzena do mês de junho do mesmo ano. Para trabalhos submetidos até a data de 15 de outubro de cada ano, o período para publicação, caso aceitos, será a segunda quinzena de novembro do mesmo ano.

 

A seguir, exemplo de artigo para submissão:

 

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AUTONOMIA, CAMINHOS E PERSPECTIVAS

 

MONTEIRO, Gustavo[1]

 

Resumo: O presente trabalho buscou analisar o trabalho docente e suas práticas aplicadas no presente século (...)

 

Palavras-Chave: Trabalho docente – prática pedagógica – século XXI.

 

Abstract: This study aimed to analyze the teaching and practices applied in this century (…)

 

Keywords: Teacher's work - teaching practice - XXI century.

 

INTRODUÇÃO

 

Durante o curso de Pedagogia, me identifiquei muito com a formação dos pedagogos, no que se refere aos caminhos percorridos, a autonomia de exercer esse ofício e suas perspectivas (...)

 

1 Os Fins Do Trabalho Docente

A compreensão melhor do mandato dos professores, deve-se abordar (...)

 

2 Impactos Da Prática Docente

 

Acredita-se que atuação docente foi-se aperfeiçoando no decorrer (...)

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A importância do trabalho docente nos dias atuais, ou seja, os seus avanços (...)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ÁVILA, Vicente de Fidéles de. A pesquisa na vida e na universidade. 2. ed. rev. Campo Grande, MS: ed. UFMES; Campo Grande, MS: ed. UCDB, 2000.

 

EXEMPLO DE BIBLIOGRAFIA DE LIVROS:

 

  1. Único autor: GARCIA, Eduardo de Campos.
  2. Único autor (Sobrenome composto): LIMA VAZ, Henrique Claudio de.
  3. Único autor (sobrenome com designativos de parentesco: NETO, FILHO, SOBRINHO, JÚNIOR): GRAÇA FILHO, Pedro Soares.
  4. Único autor (sobrenome portador de partículas: da(s), do(s) e de): SOUZA, Maria Tavares de.
  5. Dois autores (O mais conhecido vem primeiro, e se dois tiverem o mesmo reconhecimento, utilizar a ordem alfabética dos sobrenomes): PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antonio Paulo F. de.
  6. Três autores: SANTOS, Marcos Moura et al.
  7. Vários autores e o nome do organizador (Org.) ou coordenador (Coord.): MATOS, Lucas de (Org.).
  8. Obra – responsabilidade de uma instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
  9. Instituição – órgão governamental: BRASIL. Ministério da Educação.
  10. Obra – autoria desconhecida: BÍBLIA de Jerusalém.
  11. Obra – enciclopédia: GRANDE ENCICLOPÉDIA DELTA LAROUSSE.

 

OUTROS EXEMPLOS DE BIBLIOGRAFIA:

 

 Poderão, ainda, ser consultadas para elaboração dos artigos, as seguintes Normas da ABNT: NBR 6023 (Informação e documentação: referência – elaboração, 2002); NBR 6024 (Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento, 2003); NBR 6028 (Resumos);e, NBR 10520 (Informação e documentação: citação em documento, 2002).

[1] Graduado em Pedagogia pela UNI. Mestrado em Educação pela Uni. Professor no curso de Pedagogia da Faculdade do Guarujá.